sábado, 24 de setembro de 2011

Sálvia

A Sálvia (Salvia Officinalis) é uma planta medicinal conhecida popularmente também como salva, erva das feiticeiras, salva de botica, salveta e chá da Grécia.

É muito bonita enquanto planta ornamental, revelando-se fundamental num jardim, para quem quiser tirar partido das suas propriedades medicinais e culinárias. No entanto, não se adapta bem ao cultivo em vasos pequenos, perecendo com facilidade. Cresce cerca de 60 cm de altura e diâmetro equivalente, sendo resistente à geada, produzindo folhas durante todo o ano. Prefere solos arenosos, bem drenados, neutros ou alcalinos. Deve ser cultivada em locais com boa exposição solar. Tolera a secura, representando uma excelente opção para jardins de baixa manutenção.

As folhas frescas podem ser utilizadas para limpar os dentes, simplesmente esfregando a página superior, mais rugosa, para conseguir o efeito. Passadas por polme de farinha e ovo e levemente fritas em azeite, podem ser comidas como peixinhos da horta vegetarianos. As flores de todas as variedades são comestíveis.

As folhas possuem um aroma forte e pungente, sendo muito populares na cozinha. São utilizadas com frequência em comidas mais pesadas, como carnes gordas, pratos de forno, etc, pelas suas propriedades digestivas.

A infusão das folhas secas ou frescas actua sobre o aparelho digestivo, além de ser utilizada como tónico e estimulante hepático ou para melhorar a circulação. As suas propriedades anti-sépticas tornam-na efectiva em gargarejos.


Geleia de Marmelo

Estamos na época do Marmelo, e uma das opções muito apreciadas cá em casa é a geleia, feita a partir das sementes. Estes marmelos vieram do monte alentejano.
Não ficou bonita? E gostosa ... :)

sábado, 17 de setembro de 2011

Coentros

O meu marido, como alentejano que se preze, usa e abusa dos coentros, pelo que é uma das ervas aromáticas mais apreciadas cá em casa.

Para além do seu aroma e travo agradável, é uma planta rica em cálcio e que facilita a digestão.

Hortelã

A hortelã é uma planta extensamente utilizada quer em fins culinários, como medicinais e cosméticos.

Cá em casa usamos principalmente para aromatizar a canja, pratos de cozido, leguminosas com o grão e o feijão, refrescos e gelados. Pode também ser utilizada para fazer chá, pois tem propriedades antisépticas e anestésicas.

A planta da hortelã dá-se bem em vaso pelo que é uma boa opção mesmo para pequenos jardins urbanos ou "mini-gardens" que estão agora tão na moda. Tenha o cuidado de a proteger do frio e geada no Inverno.




Piri-Piri

O meu marido adora o sabor do picante, portanto os piri-piris não podem faltar no nosso jardim!


sábado, 3 de setembro de 2011

Violetas

As violetas são das minhas flores preferidas pois dão um ar alegre à casa, e são uma boa opção para quem não tem muito espaço para ter plantas. Exigem, no entando, algum cuidado e atenção para se manterem bonitas e saudáveis. Ao regar, humedeça apenas a terra, evitando entornar água sobre as folhas, pois podem murchar.






Orquídeas Amarelas








Cacto-de-Natal

O meu Cacto-de-Natal, cujo nome científico é Schlumbergera truncata, e popularmente também chamado de Cacto-da-Páscoa, Flor-de-Seda ou de Flor-de-Maio.

Mãos-cheias

O meu marido visivelmente orgulhoso das nossas colheitas de tomate e morangos!




Lindos Tomates

Nestes dias de Verão tenho feito uma boas saladas de tomate com os frutos do meu jardim.
Tenho neste momento 4 pés de tomate.


Oram digam lá que não dá vontade de provar?